Por que é importante medir a creatinina
A creatinina é um resíduo do corpo produzido devido ao desgaste normal dos músculos. Na verdade, é o produto da degradação do fosfato de creatina nos músculos e normalmente é produzida a uma taxa relativamente constante pelo corpo.
Exames de ureia e creatinina são realizados para monitorar a função renal. Se os níveis sanguíneos dessas substâncias estiverem altos, significa que você tem um problema renal.
Valores normais
A Enciclopédia Médica ADAM sugere que os níveis normais de ureia são de 7 a 20 mg/dL*, enquanto os níveis de creatinina variam de 0,8 a 1,4 mg/dL.
Por que a creatinina é usada para avaliar a função dos rins?
A creatinina é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. Se sua massa muscular não cresceu (ou seja, você não ficou mais forte), mas seus níveis de creatinina no sangue aumentam repentinamente, é um sinal claro de que seus rins não estão mais funcionando e estão comprometidos. Seus rins têm algum problema e precisam de atenção imediata, pois, se não conseguem eliminar a creatinina, não conseguem eliminar as toxinas do corpo, e isso é grave.
Ureia alta pode ser sinal de doença renal, insuficiência cardíaca congestiva, baixo volume sanguíneo, sangramento gastrointestinal, obstrução do trato urinário ou altos níveis de proteína no sistema digestivo. É por isso que é combinado com o teste de creatinina, pois ureia alta significa várias coisas.
Ter altos níveis de creatinina e ureia é uma combinação incalculável de insuficiência renal.
O que fazer?
A insuficiência renal pode ser revertida se for detectada precocemente, graças ao tratamento da Clínica Mexstemcells, mas a única maneira de detectá-la precocemente é fazer exames de sangue e urina todos os anos.
Se você tiver dúvidas sobre como cuidar da saúde dos seus rins, clique no link abaixo e envie suas perguntas para nós!
Share this listing